quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

DIU


O dispositivo intra-uterino (DIU) é um eficaz método contraceptivo, amplamente difundido em Portugal. Consiste numa estrutura cuja forma varia segundo a marca comercial, que contém uma haste de cobre e cuja duração pode atingir 5 anos. O mecanismo de acção envolve a criação de um ambiente hostil para os espermatozóides e óvulos a nível do útero e das trompas de Falópio. Ao contrário dos métodos hormonais, não impede a ovulação.
A inserção é efectuada num consultório, preferencialmente durante o período menstrual. A mulher posiciona-se na marquesa ginecológica e o médico desinfecta a sua vagina. Seguidamente, coloca uma pinça no colo do útero, introduz um instrumento (histerómetro) para medir o tamanho daquele órgão e, tendo em conta esse valor, insere o DIU de acordo com as especificações da empresa que o produz. No final do procedimento ficam apenas visíveis dois fios, exteriorizados através do colo do útero, que permitem a remoção segura do DIU e não afectam a vida sexual. Todo o processo é um pouco desconfortável, requer uma adequada colaboração por parte da mulher e torna-se mais fácil se já tiver ocorrido um parto vaginal.
Trata-se de um método que não requer uma lembrança diária ou semanal, não é afectado por vómitos ou diarreia, pode ser utilizado em mulheres com contraindicação para métodos hormonais, não interfere com a amamentação, tem uma eficácia logo após a colocação e permite retomar a fertilidade imediatamente após a remoção. Por outro lado, está associado a alguns riscos como a perfuração do útero, deslocação do aparelho e perda de eficácia, doença inflamatória pélvica, aumento da probabilidade de gravidez ectópica caso a mulher engravide, irregularidades menstruais, aumento do fluxo e dor pélvica. O DIU não protege contra as infecções sexualmente transmissíveis.
Antes de optar por um determinado método contraceptivo, discuta com o seu Ginecologista os riscos, benefícios e alternativas.
(Imagem: http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/images/ency/fullsize/17078.jpg)

Sem comentários:

Enviar um comentário