terça-feira, 3 de maio de 2011

Criocoagulação



A criocoagulação é um tratamento baseado no poder destrutivo de uma fonte de frio intenso. Esta tecnologia é fácil, rápida, barata e pode ser utilizada em certas lesões do colo uterino como o ectropion (exposição das células do interior do colo, acompanhada de corrimento, hemorragia e dor durante as relações sexuais) e CIN 1 (lesão de baixo grau provocada pelo vírus HPV). A criocoagulação, enquanto método destrutivo, não deve ser utilizada em lesões que se prolonguem para o interior do colo, extensas ou de alto grau (CIN 3).
Antes de efectuar este tipo de intervenção, o Ginecologista toma em consideração as queixas e expectativas da doente, os resultados da citologia e eventualmente das biópsias efectuadas e os achados da colposcopia. É importante que a doente compreenda a opção por este tratamento, quais as suas potencialidades e limitações.
Se estiverem reunidos os critérios para se efectuar esta terapêutica é programada a data, preferencialmente na semana após o fim da menstruação. A doente não precisa estar em jejum e coloca-se na marquesa ginecológica. Não é necessária anestesia. O médico introduz o espéculo e aproxima uma sonda metálica ao colo; essa sonda está acoplada a uma botija de gás (dióxido de carbono ou óxido nitroso) e, quando activada, arrefece de imediato; a transmissão do frio vai congelar a zona que fica em contacto com a sonda. Nesta altura é normal sentir desconforto semelhante a uma cólica menstrual (se persistir poderá tomar um analgésico). Um esquema de criocoagulação consiste em duas sequências de 3’ com um intervalo de 5’. Nas 3 semanas após o procedimento não deve ter relações sexuais, introduzir tampões, frequentar piscinas ou tomar banho de imersão. É normal ter um corrimento aquoso e abundante (descamação da zona do colo que foi destruída). O seu Ginecologista indicará a data da consulta subsequente para reavaliar o colo e determinar se o tratamento foi eficaz.

16 comentários:

  1. Boa Noite,

    Descobri o seu blog quando andava a pesquisar acerca de criocoagulação, pois fiz uma há cerca de 1 semana e achei o blog muito útil não ~só muito explicativo acerca de procedimentos que muitas das vezes têm nomes assustadores e o próprio procedimento não é doloroso.

    Mas, acerca deste procedimento que é a criocoagulação, tenho uma dúvida, como a posso esclarecer? Algum endereço de email para onde possa enviar?

    Muito obrigada

    ResponderEliminar
  2. Carlos Aguiar Veríssimo29/06/11, 09:25

    Caso não pretenda colocar a sua dúvida em público, pode contactar-me através do mail: carlosverissimo70@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, achei o seu blog muito util na minha pesquisa sobre criocoagulação. Estou gravida de 30 semanas e foi-me detectada a presença de condilomas vaginais. o medico receitou Aldara/Aciclovir/Aciclosina mas continuo com muito prurido, ardor e desconforto.. Gostaria de saber se a criocoagulação não é um metodo aconselhado durante a gravidez.
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
  4. Carlos Aguiar Veríssimo25/11/11, 12:30

    Sugiro que coloque as suas dúvidas directamente ao médico assistente.

    ResponderEliminar
  5. Boa Noite eu fiz uma criocoagulação do colo e tive relações nessa semana haverá algum problema com isso? agradecia uma resposta sff

    ResponderEliminar
  6. A actividade sexual logo após uma criocoagulação pode originar hemorragia, maior risco infeccioso e dificuldades na cicatrização. Sugiro que não volte a ter relações sexuais até completar 3 semanas após a criocoagulação. Caso note perda mais abundante de sangue ou corrimento com cheiro mais intenso sugiro que consulte o seu ginecologista.

    ResponderEliminar
  7. (E-Mail recebido)
    Caro Dr.
    Boa Tarde, Chamo-me XX, ao fazer uma pesquisa na internet sobre o tema criocoagulação do colo do útero, encontrei o seu blog queachei muito interessante., Não estando muito por dentro do funcionamento, e como verifiquei que se podia fazer contacto através deste e-mail,resolvi colocar-lhe uma questão que:Fiz uma criocoagulação no dia 29 de Fevereiro, a médica explicou-me o que se iria passar, bem como a existência de algum corrimento posterior,a minha dúvida prende-se com quantos dias é normal este corrimento e se costuma ser intenso.
    Se me puder responder eu agradeço.

    (Resposta)
    O corrimento costuma ser intenso (aquoso e tingido de sangue/detritos) nos primeiros 3-7 dias e depois diminui progressivamente até desaparecer. Decorridas 3-4 semanas não é habitual haver fluxo aumentado.

    ResponderEliminar
  8. (E-mail recebido)
    Muito bom dia Sr. Dr.,
    Andava a fazer pesquisas acerca de Criocoagulação quando encontrei o seu blog, o qual considerei muito útil e desde já obrigada por prestar esta ajuda e informação às mulheres. Eu fiz uma Criocoagulação faz esta tarde 48h e os sintomas que o Dr. e que a minha ginecologista referiram acerca de um corrimento aquoso e abundante ocorrem desde que a fiz. No entanto parece-me um pouco abundante demais, não sei. Tenho usado pensos higiénicos de tamanho grande (que uso habitualmente para o fluxo mestrual) e não os pensinhos diários pequenos. Tenho usado uma média de 4/5 pensos por dia que ficam sempre cheios desse referido liquido aquoso.
    É normal? Quando poderá diminuir esta quantidade? É que a continuar assim parece-me "complicado" sair de casa! Aguardo uma resposta sua e desde já muito agradeço a atenção que este meu email lhe possa receber. Os melhores cumprimentos,
    XX

    Resposta:
    Cara senhora,
    a sua descrição parece-me normal desde que o dito corrimento não tenha cheiro intenso nem co-existam dores muito intensas. É de esperar que 3-5 dias após o tratamento esse corrimento diminua substancialmente. Caso não aconteça sugiro que contacte a sua médica assistente.
    Cumprimentos,
    Carlos Veríssimo

    Resposta da leitora:
    Muito boa tarde Sr. Dr.,

    De facto o dito corrimento não tem cheiro praticamente nenhum mesmo e eu não tenho dores algumas (a não ser uma cefalei agora, mas penso que nada terá a ver). Vou então aguardar (um pouco anciosa, confesso, pois é incómodo) que diminua.
    Agradeço-lhe mesmo muito a sua rápida resposta, muito mesmo!
    Muitas felicidades na sua carreira e obrigada por manter as mulheres esclarecidas e informadas.
    Os melhores cumprimentos,
    XX

    ResponderEliminar
  9. (E-mail recebido)
    Boa tarde Dr Carlos,
    Depois de visitar o seu blog, e dado que pelo que conheço é dos poucos médicos portugueses que respondem activamente às dúvidas colocadas na internet, gostaria de lhe colocar uma questão.
    Fiz uma criocoagulação em 2007 uma vez que tinha hemorragias durante o acto sexual e me foi diagnosticado colo do útero com ectropion, o que acontece é que agora frequentemente voltei a ter essas hemorrragias será que tenho que fazer criocoagulação novamente?
    Outra questão que tenho prende-se também com o facto de aos 18 anos ter-me sido removido um quisto+ovário esquerdo por endometriose, estas duas questões endometriose e colo do útero com ectropion podem inviabilizar uma gravidez?
    Agradeço a sua disponibilidade e fico a aguardar uma resposta.
    Atentamente,
    XX, 25 anos

    Resposta:
    Cara senhora,
    A endometriose é um factor que contribui para uma eventual dificuldade em engravidar (mas não inviabiliza); o ectropion não é causa de infertilidade. Quanto às novas hemorragias, é necessário, em primeiro lugar, um exame ginecológico e colposcopia, para uma reavaliação diagnóstica.
    Com os melhores cumprimentos,
    Carlos Veríssimo

    ResponderEliminar
  10. Muito boa noite, tenho um mioma no utero há muitos anos,em 2010 fiz uma criocoagulação,pensando eu que seria para eliminar o tal mioma.Mas acho que estou errada pois ontem tive consulta de ginecologia, e perguntei á minha médica se o mioma estava tratado, ela respondeu que quando fiz a criocoagulação não foi para tratar o mioma!! fiquei sem palavras pois, pensei que isso estava resolvido!! Sempre que vou á minha ginecologista sangro sempre!! Porque será?Quando tenho relações nunca sangro!! Afinal para que foi feito esse exame? Gostaria de ter uma resposta,cumprimentos.

    ResponderEliminar
  11. Cara senhora,
    Efectivamente a criocoagulação não se destina aon tratamento de miomas uterinos; poderá ler as suas indicações no texto publicado. É normal existir uma pequena perda de sangue após a observação ginecológica, em especial se tiver sido feita uma citologia do colo do útero.

    ResponderEliminar
  12. Boa noite
    A minha ginecologista detetou uma ferida extensa no colo do utero que não melhorou com tratamento com óvulos vaginais e deu-me a escolher entre fazer electrocoagulação ou criocoagulação. Pode explicar-me a diferença entre os dois tratamentos? E em termos de probabilidades de sucesso há diferenças ?

    ResponderEliminar
  13. Cara senhora,
    deve dirigir essas perguntas à sua médica assistente.

    ResponderEliminar
  14. Boa noite Doutor, tenho 20 anos e durante o exame do papanicolau a minha médica de família verificou que eu tinha um ectrópio. Ultimamente sangrava sempre uns dias após as relações sexuais e a doutora confirmou que se devia a essa "ferida". No entanto quando lhe perguntei qual o tratamento para o meu problema foi-me dito que não havia, que eu teria de aprender a lidar com a existência dela e que teria de suportar os sangramentos sempre que eles ocorressem. Não me conformei e pesquisei na internet na qual encontrei a sua página. Pode esclarecer-me acerca do tratamento? Aguardo a sua resposta, um obrigado desde já pelo trabalho que faz aqui pelo blog. Com os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. Há já algum tempo que o blog está encerrado, conforme pode constatar na primeira página. Contudo, publiquei o seu comentário/dúvida porque não concordo com a resposta que lhe foi dada uma vez que acarreta perda de qualidade de vida. Se mora na área da Grande Lisboa poderei trata-la. Se assim pretender contacte-me pelo mail: carlosverissimo70@hotmail.com

    ResponderEliminar