domingo, 26 de julho de 2009

Citologia do colo do útero




O colo é a porção mais inferior do útero, localiza-se no terço superior da vagina e assemelha-se a um cilindro cujo interior é um canal que permite a passagem dos espermatozóides, da menstruação e do bebé durante o trabalho de parto. Está dividido em: exocolo (exterior) e endocolo (interior). A fronteira entre eles é dinâmica, ou seja, tem avanços e recuos ao longo da vida da mulher.
A citologia do colo do útero (exame de Papanicolaou) tem duas etapas. A primeira consiste na colheita das células. Esse procedimento é efectuado no consultório médico durante o exame ginecológico, utilizando uma delicada escova (indolor). Em seguida, o material é colocado numa lâmina de vidro ou num frasco com líquido. A segunda fase decorre no laboratório de Anatomia Patológica e consiste na observação ao microscópio. Se tiver sido usado um meio líquido é possível pesquisar as espécies de alto risco do vírus do papiloma humano.
Um resultado anormal não significa a presença de cancro. Em primeiro lugar há que perceber que tipo de alteração existe. Depois, poderão ser tomadas algumas atitudes médicas de acordo com esse diagnóstico. A colposcopia (observação do colo ao microscópio, efectuada pelo Ginecologista) utiliza alguns produtos que tornam mais fáceis de visualizar as lesões do colo e facilitam a execução de uma biópsia. As lesões pré-cancerosas são hoje em dia curáveis através de tratamentos simples, daí a importância deste rastreio!
A realização da citologia começa, regra geral, após o início da vida sexual. Não deve ser efectuada durante a menstruação nem após relações sexuais. Por não existirem regras rígidas acerca da sua periodicidade, deverá conversar com o seu Ginecologista acerca desse tema.
(Imagens: http://catalog.nucleusinc.com/imagescooked/28051W.jpg; http://img.medscape.com/fullsize/migrated/570/714/ajcp570714.fig3.gif; http://www.cmdrc.com/Data/Images/Pap_test1.gif)

Sem comentários:

Enviar um comentário