segunda-feira, 27 de julho de 2009

Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença provocada por um parasita, o Toxoplasma gondii. São raras as manifestações no adulto saudável. Durante a gravidez, a infecção materna pode provocar um aborto espontâneo ou malformações no feto. Nas análises de rotina efectuadas às grávidas são pedidos dois “marcadores” da toxoplasmose: IgM e IgG. O primeiro refere-se a uma infecção aguda (recente) e o segundo a uma infecção no passado, embora também possa estar positivo na infecção aguda.
Se numa gravidez anterior, na consulta pré-concepcional ou logo no início da gravidez tiver IgG+/IgM– não tem que se preocupar: significa que algures na sua vida contactou com o parasita e agora está imune (protegida em relação a novo contacto). As portadoras do VIH/Sida não são consideradas imunes.
Se ambos os “marcadores” forem negativos significa que não está imune e é necessário ter alguns cuidados: ingerir frutas e vegetais crus descascados ou bem lavados e carnes bem cozinhadas; lavar bem os utensílios de cozinha; fazer jardinagem apenas com luvas; não mexer nas fezes de gatos; beber apenas água potável.
O resultado IgG+/IgM+ nos primeiros 3 meses da gravidez implica a realização de outra análise para perceber se se trata de infecção actual ou re-infecção. Há ainda mulheres que, apesar de imunes, mantêm o marcador IgM+.
Se durante a gravidez tiver um resultado IgG–/IgM+ (infecção aguda) contacte de imediato o seu médico.

Sem comentários:

Enviar um comentário