domingo, 16 de agosto de 2009

Auto-exame mamário


O cancro da mama afecta cerca de 1 em cada 11 mulheres. Existem diversos factores de risco como a idade e os antecedentes familiares. A detecção precoce permite salvar vidas e optar por intervenções conservadoras.
Os seios normais sofrem modificações ao longo da vida. A sua estrutura não é lisa nem simétrica e encontra-se sob influência hormonal. Para além destas variações, existem nódulos benignos que surgem em 50% das mulheres. Assim, para uma mulher identificar sinais de alerta, deve estar familiarizada com as características dos seus seios.
O auto-exame mamário é fundamental. Deve ser realizado com regularidade a partir da puberdade, após os períodos menstruais e, mensalmente, depois da menopausa. Uma boa oportunidade é o momento a seguir ao banho. Coloque-se frente ao espelho e observe as mamas com os braços pendentes, com as mãos na cintura e com as mãos atrás da cabeça. Segue-se a palpação frente ao espelho (pode ter sido efectuada antes, durante o duche): coloque atrás da cabeça a mão do lado do seio que vai palpar; com a polpa dos dedos da mão oposta percorra toda a mama e axila em movimentos circulares, primeiro superficiais e depois profundos. Pressione o mamilo para verificar se sai algum líquido. Por fim, efectue a palpação na posição deitada, com uma almofada debaixo das costas do lado da mama que está a ser palpada e com a mão desse lado debaixo da cabeça.
Contacte o seu médico se detectar: alterações no tamanho ou forma da mama, um novo nódulo, modificações da pele, mudanças na posição, forma e cor dos mamilos, corrimento mamilar, dor que se tenha iniciado recentemente, sobretudo se apenas num seio.
(Imagem: http://www.walgreens.com/library/graphics/images/en/17021.jpg)

Sem comentários:

Enviar um comentário