sexta-feira, 11 de junho de 2010

Rotura prematura de membranas


A rotura prematura de membranas (RPM) é a expressão utilizada quando a bolsa de águas rompe antes do início do trabalho de parto, independentemente do tempo de gestação. Ocorre em 10% das grávidas de termo (37 a 42 semanas) e é responsável por 25 a 33% dos partos antes do tempo. Existem alguns factores de risco como infecção ginecológica, gravidez de gémeos e traumatismo abdominal. Por vezes é difícil a grávida distinguir a RPM da transpiração, corrimento abundante e perda de urina.
Caso sinta líquido a escorrer a partir da vagina deve dirigir-se ao hospital. A abordagem médica inclui a entrevista clínica e o exame objectivo. Deverá ser efectuada a datação da gravidez e questionado o historial médico-cirúrgico e obstétrico, hora em que ocorreu a suspeita de RPM e características do líquido. A observação da grávida inclui a tensão arterial, frequência cardíaca, temperatura, palpação abdominal, auscultação da frequência cardíaca fetal e exame ginecológico. Existem alguns testes rápidos que auxiliam a discernir a RPM. O médico poderá também realizar uma ecografia, solicitar análises laboratoriais e um CTG.
Quando se confirma a RPM procede-se ao internamento da grávida. As principais complicações maternas são a infecção e o tromboembolismo venoso. Do ponto de vista fetal os riscos são a prematuridade, doenças pulmonares, deformações esqueléticas e compressão do cordão umbilical. A decisão de se proceder ao parto ou manter a vigilância depende de vários critérios, os quais deverão ser discutidos entre o casal e as equipas médicas de Obstetrícia e Neonatologia. Quando a gravidez está longe do termo (<34 semanas) procede-se à estimulação da maturação pulmonar, medica-se com antibióticos e faz-se uma vigilância seriada do bem-estar materno-fetal. Quando a grávida está em final de tempo e não há contra-indicação ao parto por via vaginal, procede-se à sua indução.
(Imagem: http://www.reshealth.org/images/greystone/em_0259.gif)

Sem comentários:

Enviar um comentário