sexta-feira, 11 de junho de 2010

Gémeos


Os gémeos ocorrem em 1,1% das gravidezes espontâneas (a incidência após técnicas de reprodução medicamente assistida é bastante superior), constituindo, simultaneamente, motivo de alegria e de preocupação pelo risco obstétrico acrescido.
2/3 dos gémeos são dizigóticos (gémeos “falsos”): resultam da fecundação de 2 óvulos por 2 espermatozóides e apresentam duas placentas e duas bolsas amnióticas. 1/3 dos gémeos são monozigóticos (gémeos “verdadeiros”): resultam da fecundação de 1 óvulo por 1 espermatozóide, seguida da divisão em dois seres. Quando a divisão ocorre nas primeiras 72 horas após a fertilização, haverá duas placentas e duas bolsas amnióticas; quando ocorre entre o 4.º e 8.º dia origina-se uma placenta e duas bolsas amnióticas; entre o 9.º e 12.º dia forma-se uma placenta e uma bolsa amniótica; após o 12.º dia surgem os gémeos siameses.
As principais complicações associadas à gavidez gemelar são: hipertensão arterial, pré-eclâmpsia, diabetes, anemia, hemorragia pós-parto, aborto, parto pré-termo, anomalias congénitas, restrição do crescimento fetal, transfusão feto-fetal e morte fetal intra-uterina.
A duração da gravidez gemelar é inferior à de uma gravidez unifetal e, habitualmente, considera-se o marco da 37.ª semana como o termo da gestação (excepto quando só há uma bolsa de águas, estando nestes casos indicada cesariana entre a 32.ª e a 34.ª semana).
A gravidez de gémeos deve ser acompanhada por um obstetra e, regra geral, o número de consultas e de exames complementares de diagnóstico é superior ao preconizado para uma gravidez unifetal.
Existem algumas controvérsias científicas no que respeita ao tipo de parto, devendo o casal e a equipa médica, à luz da experiência do seu hospital, discutir as opções e respectivas vantagens e desvantagens.
(Imagem: http://www.childrenscentralcal.org/HealthE/PublishingImages/em_1861.gif)

1 comentário:

  1. Nós do Mulher e Mãe amamos o blog! Vc tem dicas e posts ótimos para as mulheres!
    Estava aqui lendo e pensei, já que falamos da mesma coisa, pois estou junto com uma equipe trabalhando numa rede social específica pra mulher e mãe, gostaria mto de manter contato com vc.
    Nosso twitter é @redemulheremae, nosso facebook é http://bit.ly/ahJg16 e nosso orkut http://bit.ly/b4i1vX

    Abraço!
    Danuzza ~ Equipe Mulher e Mãe

    ResponderEliminar