quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Pré-eclâmpsia


A pré-eclâmpsia é uma doença específica da gravidez e caracteriza-se por tensão arterial elevada, perda de proteínas através da urina e edema (inchaço) generalizado. Afecta 2-7% das grávidas, é a 3.ª causa de mortalidade materna e está associada a morte e sequelas fetais e neonatais por complicações directas (como a restrição do crescimento do bebé) e indirectas (relacionadas com o parto prematuro).
O desenvolvimento inadequado da placenta, mecanismos inflamatórios e imunitários contribuem para a sua origem. Existem alguns factores de risco como a gravidez de gémeos, a obesidade, os antecedentes familiares de pré-eclâmpsia e a diabetes dependente de insulina. Infelizmente, não existe nenhum teste que garanta se determinada grávida irá desenvolver pré-eclâmpsia.
Os sintomas incluem dores de cabeça, alterações visuais, dor na região superior da barriga, dificuldade em respirar, edemas e diminuição dos movimentos do bebé. Durante o exame objectivo o obstetra deverá medir a tensão arterial mais do que uma vez, palpar a barriga, constatar a presença de edemas e ouvir os batimentos cardíacos do bebé. As análises ao sangue e à urina são importantes para confirmar a doença e avaliar a sua gravidade. Poderá ainda ser feito um CTG (registo gráfico da frequência cardíaca fetal e das contracções uterinas) e uma ecografia para verificar o crescimento e o bem-estar do bebé.
O parto (não necessariamente por cesariana) é o tratamento definitivo. As decisões são tomadas conforme o tempo de gravidez e a gravidade da pré-eclâmpsia. A vigilância materno-fetal rigorosa, o repouso e os medicamentos que controlam a tensão arterial, evitam as convulsões e aceleram o desenvolvimento dos pulmões do bebé são algumas das medidas utilizadas.
Em grávidas de elevado risco poderá ser prescrito cálcio e doses baixas de ácido acetilsalicílico (aspirina) com o objectivo de tentar evitar a pré-eclâmpsia.
(Imagem: http://www.nature.com/ki/journal/v67/n6/images/4495287f1.gif)

Sem comentários:

Enviar um comentário