quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Adesivo contraceptivo


O adesivo contraceptivo é um método hormonal de evitar uma gravidez não desejada. Em Portugal a única marca comercializada é o Evra ®. Contém etinilestradiol e norelgestromina, substâncias pertencentes às famílias dos estrogénios e progestagénios. O seu modo de acção é semelhante à dos contraceptivos orais combinados: inibe a ovulação, torna o muco cervical mais espesso e diminui a espessura do endométrio (camada que reveste o interior do útero).
O primeiro adesivo deve ser colocado no 1.º dia do ciclo menstrual, o segundo no 8.º dia e o terceiro no 15.º dia. No 22.º dia é retirado o adesivo e faz-se uma pausa de, no máximo, 7 dias, sendo de esperar uma hemorragia neste período. O primeiro adesivo da embalagem seguinte é colocado no 29.º dia (1.º dia do novo ciclo). O adesivo deve ser aplicado com firmeza em pele limpa, saudável, seca, sem pêlos no abdómen, na nádega, no braço ou na parte superior do tronco. Não deve ser colocado na mama nem em zonas onde tenham sido aplicados cremes ou maquilhagem. Não devem ser postos dois adesivos consecutivos na mesma zona de pele. O adesivo deve ser inspeccionado diariamente. Se um adesivo estiver descolado menos de 24 horas poderá ser substituído por outro e procede-se à substituição seguinte no dia programado, não se perdendo a eficácia. No folheto informativo estão descritas outras falhas.
Este método constitui uma opção para as mulheres que facilmente se esquecem de tomar a pílula. A eficácia não é afectada por alterações gastrointestinais como vómitos e diarreia.
Os efeitos secundários são semelhantes aos da pílula: dores de cabeça, enjoos, dor mamária,… O adesivo não é recomendado a mulheres com peso superior a 90Kg.
Caso tenha antecedentes de trombose venosa ou arterial, diabetes, hipertensão arterial, excesso de gorduras no sangue,... discuta com o seu Ginecologista as alternativas, riscos e benefícios.
(Imagem: http://blogs.usatoday.com/photos/uncategorized/2008/05/08/evra.jpg)

Sem comentários:

Enviar um comentário