sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Anel Vaginal


O anel vaginal é um método contraceptivo. A única marca disponível em Portugal é a Nuvaring®. Trata-se de um anel com 5 cm de diâmetro, transparente, flexível, de textura suave e impregnado com duas hormonas: etinilestradiol e etonogestrel, que são absorvidas pelo organismo, impedem a ovulação e tornam o muco cervical mais espesso.
O anel deve ser introduzido na vagina no 1.º dia da menstruação e removido no 21.º dia do ciclo. Segue-se uma semana de intervalo, durante a qual é previsível que ocorra uma hemorragia. O anel seguinte deve ser colocado no 29.º dia (1.º dia do ciclo seguinte), no mesmo dia de semana em que o 1.º foi inserido. Uma dica prática: assinale num calendário os dias da colocação e remoção.
Quando está bem colocado o anel não é sentido pela mulher, não interfere com a vida quotidiana, nem com a actividade sexual (mesmo usando simultaneamente preservativo), nem com o exame ginecológico. Caso sinta o anel, empurre-o um pouco mais para o interior da vagina. Caso o anel saia, basta passá-lo por água morna ou fria e voltar a introduzi-lo; a sua eficácia não fica diminuída se o intervalo de tempo até à recolocação for inferior a 3 horas. Caso permaneça no exterior mais do esse período, deve consultar o folheto informativo pois as atitudes variam conforme o tempo que esteve no exterior e a semana do ciclo em que se encontra.
Antes de ser prescrito o anel vaginal, o seu Ginecologista irá questioná-la acerca do seu historial clínico e efectuará um exame médico para avaliar se existe alguma contraindicação aos métodos hormonais. Quando lhe for receitado algum medicamento deve informar que é portadora de anel vaginal. Podem ocorrer algumas irregularidades menstruais, dores de cabeça ou tensão mamária durante os primeiros meses. O anel vaginal não protege contra as infecções sexualmente transmissíveis e a mulher retoma a sua fertilidade logo após a interrupção do seu uso.
(Imagem: http://www.planning-familial.org/themes/theme02-contraception/pictos/nuvaring.jpg)

Sem comentários:

Enviar um comentário