sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Síndrome do Ovário Poliquístico


A síndrome do ovário poliquístico (SOP) é uma doença endócrina benigna que afecta 5 a 10% das mulheres e envolve uma disfunção do hipotálamo, hipófise e ovários. O quadro clínico destas doentes caracteriza-se por obesidade, hirsutismo (excesso de pêlos), acne, oligomenorreia (intervalos de tempo superiores a 35 dias entre os períodos menstruais), amenorreia (ausência de menstruação), presença de muitos quistos de pequenas dimensões nos ovários e dificuldade em engravidar.
A colheita da história clínica deve ser cuidadosa e engloba perguntas sobre o problema actual e sobre o historial médico da doente. Segue-se o exame objectivo geral e ginecológico. Perante a suspeita de SOP o seu Ginecologista irá solicitar algumas análises e uma ecografia pélvica.
O tratamento incide sobre diversos aspectos. É importante uma redução do peso e a adopção de estilos de vida saudáveis. Tendo em conta que as manifestações exteriores (acne e hirsutismo) resultam do excesso de androgénios, a administração de medicamentos que os reduzem é uma parte da terapêutica; como 1.ª linha estão indicados alguns tipos de pílula contraceptiva. A ausência de longos períodos sem menstruação, no contexto de SOP, é um sintoma a valorizar pois o risco de proliferação do endométrio (camada que reveste o interior do útero) é grande, podendo originar uma neoplasia. Os medicamentos à base de progesterona e combinações de progesterona e estrogénios são opções com bastante êxito. Por fim, surge a questão da infertilidade: é fundamental uma avaliação completa do casal para averiguar se existem outros factores envolvidos; quando o problema é apenas a SOP, a administração controlada de indutores da ovulação é suficiente na maioria das situações.
Caso tenha ou suspeite ter SOP deve ser acompanhada numa consulta de Ginecologia para observação médica, orientação terapêutica e prevenção de complicações.
(Imagem: http://1.bp.blogspot.com/_6IRe-78zscA/STfNKeeypGI/AAAAAAAACFg/l3NZmX3Av58/s400/pcos3.JPG)

Sem comentários:

Enviar um comentário