sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Ecografia do 1.º trimestre



As ecografias realizadas ao longo da gravidez são valiosas e permitem a tomada de decisões em várias circunstâncias. Existem intervalos de tempo considerados períodos chave para o diagnóstico ecográfico. A Direcção Geral de Saúde recomenda que a ecografia do 1.º trimestre seja realizada entre as 11 e as 13 semanas e 6 dias. Mesmo que a grávida já tenha feito uma ecografia anteriormente, deve repeti-la.
Este exame tem vários objectivos e potencialidades. Permite datar a gravidez (determinar o tempo exacto de gestação, uma vez que o cálculo baseado na última menstruação é menos fiável). Avalia se o feto tem boa vitalidade. Possibilita o diagnóstico de uma gravidez de gémeos e, assim sendo, determina o número de placentas e bolsas amnióticas. A maioria das pessoas refere-se, erradamente, à ecografia do 2.º trimestre como a única avaliação morfológica. A ecografia do 1.º trimestre é também um exame morfológico, capaz de observar a anatomia do feto e detectar anomalias no sistema nervoso central, coluna vertebral, membros,... Esta ecografia é uma excelente ferramenta para o rastreio de doenças dos cromossomas como a trissomia 21, através da análise de parâmetros como a translucência da nuca e os ossos do nariz. A medição do colo do útero é importante pois pode levar a que se tomem medidas para evitar um aborto. A análise das artérias uterinas tem interesse para a sinalização dos casos em que há risco de doenças relacionadas com a placenta como a pré-eclâmpsia. Em muitas destas ecografias é possível satisfazer a curiosidade dos pais no que respeita ao sexo da futura criança.
Como se pode constatar são muitas as aplicações da ecografia do 1.º trimestre, sendo fundamental realizá-la no período acima referido. Preferencialmente deve planear a sua gravidez e, logo que engravide, deve recorrer a uma consulta médica de forma a organizar os exames de rotina da vigilância da gestação.
(Imagem: http://www.childrenscentralcal.org/HealthE/PublishingImages/em_2614.jpg; http://www.obgyn.net/US/news_articles/worrall/Nuchtran.jpg)

Sem comentários:

Enviar um comentário