quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Diabetes Gestacional: tratamento


Após o diagnóstico de diabetes gestacional (DG) é fundamental que a gravidez passe a ser vigiada por um Obstetra e não apenas nos cuidados primários de saúde. Em primeiro lugar há que avaliar a glicemia capilar, isto é, os níveis de açúcar no sangue obtido através de picada no dedo. É pedido à grávida que avalie e registe os valores em jejum, antes e depois das refeições. Simultaneamente, é indicada uma dieta, a qual deve ser cumprida com rigor: é aconselhável fazer pequenas refeições várias vezes por dia, os doces estão proibidos e não deve misturar hidratos de carbono na mesma refeição (por exemplo: batata e arroz). Peça ao seu médico uma lista completa dos alimentos permitidos e dos que não estão recomendados.
Quando os níveis de glicemia capilar continuam elevados apesar dos cuidados dietéticos, o seu médico irá receitar insulina, uma hormona injectável que ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue. A insulina pode ter dois tipos de actuação: rápida e prolongada no tempo. É indispensável que compreenda correctamente qual o tipo de insulina a administrar, quando, como e em que dose. Pode colocar a sua vida em risco se se injectar de modo incorrecto.
Durante o trabalho de parto, para além da monitorização da frequência cardíaca do bebé e das contracções do útero, é vigiada a glicemia capilar e pode ser necessário adicionar insulina ao soro endovenoso. A equipa médica irá avaliar a progressão da dilatação e da descida da cabeça do bebé, a estimativa de peso e o bem-estar fetal, decidindo se existem condições para um parto por via vaginal ou se está indicada cesariana. Os bebés de mães com DG são mais pesados e precisam de uma vigilância rigorosa nas primeiras horas, incluindo a determinação dos níveis de açúcar no sangue.
Lembre-se que o controlo da DG é extremamente importante para o bebé não entrar em sofrimento e desenvolver-se adequadamente antes e após o nascimento.
(Imagem: http://www.pharmaceutical-technology.com/projects/chartres/images/NOVO-2.jpg)

Sem comentários:

Enviar um comentário