quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Gravidez e Rubéola



A Rubéola é uma doença viral autolimitada cuja incidência diminuiu drasticamente com a introdução da vacina (VASPR), administrada em Portugal aos 15 meses e aos 5-6 anos de idade. Os sintomas incluem febre, mal-estar, aumento dos gânglios linfáticos e erupção cutânea constituída por pequenas manchas rosadas. A sua evolução é, regra geral, benigna, podendo até passar despercebida uma vez que certos doentes não apresentam as manchas na pele. No entanto, quando atinge mulheres grávidas pode causar lesões irreversíveis no feto.
Na consulta pré-concepcional ou, logo no início da gravidez, devem ser efectuadas análises. Os anticorpos IgG dizem respeito a um estado de imunidade (protecção) face à Rubéola devido a uma infecção ou à vacina. Os anticorpos IgM sugerem uma infecção actual.
Se, antes da gravidez, for detectado IgG-/IgM- pode ser sugerido vacinar-se primeiro e adiar por três meses a gravidez. Se esse mesmo perfil for identificado no início da gravidez ou a mulher não quiser adiar o seu projecto reprodutivo, então, há que repetir as análises até ao 2.º trimestre, evitar o contágio e vacinar-se após o parto (a vacina não interfere com a amamentação).
O conjunto IgG+/IgM- permite tranquilizar a mulher e não é necessário repetir a análise (a probabilidade de lesões no feto em caso de re-infecção é extremamente baixa).
O perfil IgG+/IgM+ requer a repetição da análise e/ou a realização de um teste chamado avidez das IgG, o qual permite perceber se é uma infecção recente ou antiga.
A infecção nas primeiras 18 semanas de gravidez (IgG-/IgM+) implica a realização de amniocentese. Caso se confirme a presença do vírus no líquido amniótico pode ser feita a interrupção médica da gravidez pois o risco de lesões no feto é muito grave (surdez, malformações cerebrais e cardíacas, alterações oculares, restrição do crescimento, atraso mental,…)
(Imagens: http://www.wales.nhs.uk/sites3/gallery/457/rubella_rash.jpg; http://graphics8.nytimes.com/images/2007/08/01/health/adam/17253.jpg)

Sem comentários:

Enviar um comentário