quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Histeroscopia


A histeroscopia é um exame endoscópico que permite observar o interior da cavidade uterina. Realiza-se sem necessidade de internamento num consultório devidamente equipado e o recurso a anestesia local é facultativo. Está indicada quando existem suspeitas de uma doença que afecte o interior do útero como, por exemplo, pólipos, miomas submucosos, hemorragia anormal, endométrio espessado, infertilidade, ausência de menstruação após uma curetagem, malformação uterina,...
O seu médico poderá recomendar a toma de comprimidos para facilitar a dilatação do colo. A mulher coloca-se numa marquesa ginecológica. É importante manter-se calma e cumprir as indicações. O médico introduz um instrumento de pequeno calibre (histeroscópio) na vagina. Este aparelho possui uma fonte de luz, uma câmara de vídeo (possibilitando a gravação e impressão de imagens ) e um sistema de irrigação com soro fisiológico. Em seguida, o histeroscópio progride através do colo e chega à cavidade uterina. Caso se justifique, podem ser efectuadas biópsias dirigidas às lesões encontradas. Determinadas patologias como pequenos pólipos podem ser completamente removidos durante este exame, sem necessidade de uma posterior intervenção cirúrgica no bloco operatório.
Após o exame pode ser recomendado ficar algum tempo em repouso e só então abandonar o hospital, devidamente acompanhada.
As principais complicações são a dor, hemorragia, infecção e perfuração uterina, ainda que esta última seja extremamente rara. Caso esteja a sentir dor intensa, refira-a ao médico: é possível interromper um pouco o exame e reduzir a pressão do soro instilado na cavidade uterina.
É da responsabilidade do médico que executa o exame e do seu ajudante esclarecer as suas dúvidas, tranquilizá-la durante o procedimento e explicar cada passo efectuado. Discuta com o seu médico assistente os resultados da histeroscopia e quais as atitudes clínicas dela decorrentes.
(Imagem: http://www.miginecologo.com/extimages/p_histeroscopia.gif)

1 comentário:

  1. Maria Lúcia29/03/12, 18:20

    Dr. Carlos, no caso de endométrio espesso/aumentado p/ 7mm - pós-menopausa, como se faz a biopsia?Qual é a parte do endométrio que se retira o material? Obrigada. M. Lúcia.

    ResponderEliminar